sábado, 8 de fevereiro de 2014

Comunicação entre Deus e Homem

Deus: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá"

Satanás (serpente): "Foi isto mesmo que Deus disse: Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?"

Homem: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário você morrerão"

Hoje em dia muito é falado no processo de comunicação que compreende o Emissor > Mensagem > Receptor. Entre o que foi dito pelo Emissor e entendido pelo Receptor, pode haver uma grande diferença na Mensagem. Serve de exemplo aquela velha brincadeira do telefone sem fio, nas vezes que brinquei na infância e na fase adulta (geralmente vinculados a treinamentos de comunicação) a mensagem inicial nunca é a mensagem final. 

Podemos pensar que o relato acima é o primeiro exemplo da falha de comunicação entre Deus e o Homem, falha no receptor é claro. Deus primeiramente traz a notícia positiva, comam tudo e depois completa, menos da árvore do conhecimento. O homem (homem e mulher) entendem que poderiam comer de tudo, mas justamente a árvore que de maior evidência (no meio do jardim), não poderia ser comida e muito menos tocada. E a serpente? A serpente apenas lançou uma semente, uma ideia de que nada poderia ser comido, de nenhuma fruta, que logo vem a resposta da mulher, distorcendo a instrução de Deus.

Essa é a questão na qual caímos e continuamos a cair, e que ainda continua sendo o papel principal da antiga serpente, trazer dúvidas a respeito de Deus. Será que só Ele pode saber o que é certo? Será que só Ele pode ter poder? Porque minhas orações não são atendidas, como e quando peço?

O restante da história, todos sabem, houve a queda do homem, fora expulso do jardim, homem virou Adão, e mulher virou Eva. Por milênios, vivemos esse paradigma da queda, por milênios, vivemos com essa desconfiança de Deus. No livro de Hebreus, aprendemos, que Jesus Cristo é o outro Adão, aquele que confiou no Pai e fez a sua vontade, o diálogo de Deus e o Filho do Homem, foi diferente. Satanás não conseguiu plantar a mesma semente da dúvida em relação a Deus. Jesus sempre confiou no Pai. E é por isso mesmo que ele recebeu a autoridade no céus e na terra (Mt 28.18) e tornou-se o nosso (único) mediador para com Deus (2 Ti 2.5-6).

Esse é nosso desafio, quando cremos em Jesus Cristo e nos tornamos seus discípulos, de voltarmos a confiar somente em Deus, voltamos a estabelecermos uma comunicação sem ruídos com o Deus Pai. Sem intercessores extras, sem dúvidas, sem malícias, sem cobranças, sem desconfianças, sem interesses, pois entendemos que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2).

Para encerrar, voltamos ao exemplo da comunicação. Não é atoa que temos uma nova mensagem, as boas novas de Deus e brincadeiras a parte, eu proponho um desenho de um novo processo de comunicação que passamos a ter com Deus em Jesus Cristo:

Emissor  < >  Mensagem (Evangelho) < >  Receptor
   Deus    < >          Jesus Cristo            < >   Homem


Se você, ficou perguntando: E satanás? Eu arriscaria dizer que ele continua tentando estragar a mensagem do evangelho, mas sabemos que na cruz Jesus esmagou sua cabeça e que só por isso, só em Cristo Jesus podemos ter a verdadeira comunicação com Deus.

Graça e Paz de Cristo Jesus
Maurício Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário