segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Deus te ilumine?

Finalizei o ano lendo todo novo testamento e iniciei o mês de janeiro lendo João, Atos e Romanos e antes de findar o ano de 2014, pretendo fazer mais um leitura completa de Gênesis a Apocalipse. Desta vez estou fazendo a leitura intercalada, sendo: 2 capítulos do antigo testamento, 1 capítulo de salmos, 1 versículo de provérbios e 2 capítulos do novo testamento (começando em Mateus). Encorajo os leitores a fazerem uma caminhada bíblica diária, assim como encorajei nossa os irmãos de minha comunidade local, em uma oportunidade de dirigir um grupo de estudo e oração.

Meu último esboço, já foi fruto dessa nova caminhada e muitos outros textos serão provenientes desse encontro diário com a palavra de Deus que para mim, tratando-se da versão NVI, o antigo testamento será uma agradável nova caminhada. O texto, que me saltou dos olhos, está localizado em Mateus 5, versos 14 e 16, conforme:

"Vocês são a luz do mundo...[]...Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens..."

Quanto nos convertemos, nós nos convertemos para a luz do evangelho que recebemos, e durante nossa caminhada precisamos receber novas luzes ou como o Paulo já disse, recebermos alimentos sólidos. Começamos nos alimentando com leite e aos poucos precisamos acrescentar novas formas de alimentação até o ponto de estarmos prontos para comermos uma completa feijoada, ou um bela picanha no espeto (mais comum aqui no sul), mas o fato é que precisamos crescer no conhecimento de Deus, de Jesus e do Espirito Santo e nesse crescimento, precisamos abrir mãos de muitos hábitos não condizentes com a vida de um cristão.

Entendo que muitos desses hábitos, estão no nosso falar. Se eu falava palavras torpes, não devo mais utiliza-las. Se eu falava palavras que desagradam a Deus, não devo mais utiliza-las. Se eu utilizo o nome de Deus em vão, não devo mais fazer e acrescento ainda que precisamos avaliar quais palavras que saem da minha boca e se estão de acordo com a fé na qual eu passo a acreditar, afinal disse Jesus, que a boca fala o que o coração está cheio.

Nesse sentido, uma das palavras que me chamam atenção é a frase: Deus te ilumine. Vejo sendo usada por cristão, evangélicos ou não. A questão nessa frase é se eu sou iluminado ou sou luminoso. Jesus nos diz que seríamos a luz do mundo e que a nossa luz deveria brilhar diante dos homens, então nesse sentido estaria errado dizermos que Deus deve iluminar a pessoa. Outro texto que podemos também buscar referencias está no Salmo 119.105 que diz: "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho."

Nosso chamado é para ser luz, não para sermos os iluminados. Somos a luz do mundo e assim como não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte, nossa luz deve brilhar sobre os locais onde há trevas, pois se existe trevas, existe escuridão e se existe escuridão, não existe ali homem e mulheres luminosos. As trevas só podem avançar, onde nós não estamos iluminando, através de Cristo Jesus.

Por fim, encerro com um encorajamento, um convite para o caminhar, pois além de sermos luzes, teremos nossos passos iluminados pela palavra de Deus e todo nosso caminho a frente. É caminhando que vamos iluminando os lugares por onde passamos. É caminhando que as trevas recuam. É caminhando que vamos iluminar o mundo.

Graça e Paz de Cristo Jesus
Maurício Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário