quarta-feira, 12 de março de 2014

Andem conosco! Sabemos para onde vamos.

"Assim o rei do Egito vai pensar que os israelitas estão andando sem rumo, perdidos no deserto" (Êxodo 14.3)
Neste esboço, tomamos como base o relato da saída do povo israelita, que contextualiza-se após a morte dos primogênitos e antes da travessia do mar. Faraó, enganou-se pensando que o povo de Deus andava sem destino. É claro que eles vagaram por mais 40 anos até chegar a terra prometida, mas isso é mais uma questão didática de Deus com o povo, do que não saberem o caminho ou estarem perdidos.

Enquanto o povo partiu do egito, o anjo do Senhor ia adiante deles como coluna de nuvem para guia-los no caminho e como coluna de fogo, para iluminá-los, no qual podiam caminhar de dia e de noite. Após as investidas do exercito dos egípcios, o anjo muda-se para atrás do povo hebreu. Para o povo de Deus, a nuvem era luz e para os egípcios era trevas, no qual não podiam se aproximar do povo.

Engana-se, nos dias de hoje, quem diga que o povo de Deus anda sem proteção e sem rumo. Sabemos que "o anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra" (Sl 34.7), por isso não temos medo, em Deus confiamos nossa proteção.

Mas a verdade, mais importante é que sabemos nosso rumo. Não somos destes mundo, estamos apenas de passagem - uma única vez - somos peregrinos em terra estrangeiras. Sabemos de onde viemos - Adão - e sabemos para onde vamos - Cristo Jesus. Não temos mais medo da vida, não temos mais medo da morte. "Deixa a vida me levar", não faz parte da nossa caminhada, andamos pela luz da palavra de Deus revelada nas escrituras e encarnada em Cristo.

Andem conosco! Sabemos para onde vamos.

Graça e Paz de Cristo Jesus
Maurício Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário