quinta-feira, 20 de março de 2014

Voo MH370

"Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao *mundo dos mortos, lá estás também. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas." (Salmos 139.7-10)
Considerando que a semana - para nós cristãos - inicia no domingo, tenho muito a agradecer a Deus. Primeiramente meu filho completou seu primeiro ano de vida e três dias passados, recebi o título de bacharel em design, embora tenha concluído o curso em 2013/1. Realizei minha formação, na Universidade Luterana do Brasil - Ulbra. Entrei descrente e sai de lá crente, mas não necessariamente por "culpa" da universidade, mas pelos percalços da vida, descobrimos que viver sem Deus, não é viver. Fiquei afastado por 2 anos e ao retomar aos estudos, fui até o fim. Glória a Deus.

Bem, o que isto tem haver com a passagem bíblica? Na verdade tem tudo haver. Como presente de formatura, recebemos uma bíblia e houve um devocional com o pastor Gerhard Grasel, no qual leu o Salmo 139 e relacionou ao lastimável desaparecimento do voo MH370 da Malaysia, com 227 passageiros e 12 tripulantes. Mensagem muito pertinente, no qual construo o esboço, baseado no devocional.

Nos dias atuais, onde tudo é rastreado, sabermos do desaparecimento de um boeing modelo 777, por pelo menos duas semanas, é de se espantar, no mínimo. Com um 'simples' smartphone podemos ser localizados em qualquer local. Rastreadores veiculares fazem parte das frotas de veículos e com sucesso são localizados. O mundo, praticamente, é rastreado via GPS; nossas cidades são mapeadas e conseguimos inclusive ver a fachada da nossas casas através dos serviços disponíveis na internet. Sem falar é claro dos aviões não tripulados e ainda informações que estão fora do nosso conhecimento. Embora tenhamos tudo isso, estamos perguntando: Onde está o voo MH370? Onde estão as 239 pessoas desaparecidas?

Que notícia triste. Antes de mais nada, rogo, para que oremos por estes passageiros e tripulantes - considerando que ainda possam estar vivos - e oremos pelos familiares, parentes, amigos que sofrem a cada minuto que passa e nenhuma notícia relevante é mencionada.

Em um mundo tão tecnológico, parece que Deus perdeu seu papel. Parece que não precisamos mais de um Deus, afinal, nós dominamos a terra, os mares e os céus, ou pelo menos achamos. Alguém já perguntou ao pastor americano Paul Washer de qual seria o maior pecado do homem. Sua resposta foi: Ir a lua. Construímos estradas, navegamos pelos mares, desbravamos os céus e o universo não é mais um mistério para nós. Afirmamos: Para que Deus. Mas quando nos deparamos com notícias como estas, onde o mundo pergunta: Onde está o avião? Onde estão 239 pessoas? Também perguntamos: Onde está Deus?

Nós que cremos em um Deus que criou os Céus e a Terra e tudo que nela existe, somos levador a refletir sobre esse Salmos. Sabemos que não estamos perdidos, sabemos que Deus nos vê! Nada escapa da sua presença. Não sabemos o motivo dessas tragédias, mas fomos alertados sobre elas. Jesus disse que no mundo teríamos aflições, que nações se levantariam contra nações, haveria fome e terremotos em vários lugares e que isto seria apenas o princípio das dores. Mas ele nos disse: Tenham ânimo, eu venci o mundo. Deus nos encontra, não somente quando estamos perdidos fisicamente, mas principalmente quando perdemos nosso ser existencial, quando ficamos perdidos dentro de nós mesmos.

Por fim, em Cristo, nós temos esta esperança. Jesus venceu o mundo; Jesus venceu a morte. Ele nos prometeu, que seria o seria o primeiro de muitos. Nele, nós venceremos o mundo; venceremos a morte. Nele nós nos encontraremos.

Graça e Paz de Cristo Jesus
Maurício Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário