Então o Senhor lhe perguntou: “Que é isso em sua mão?” Uma vara, respondeu ele. (Êxodo 4.2)Por algum tempo na minha trajetória evangélica, tive preconceito em relação ao velho testamento. Por algumas influências, como pelo próprio nome; pelo ensinamento recebido - já ouvi um pastor compara-lo a objetos – o que é melhor carro velho ou carro novo? Seja pela inveja dos homens de Deus - muitos sente por não ter vivido nessa época. Aquilo que era unção! Mas o principal motivo é pela falta de conhecimento bíblico sobre a graça de Deus.
Nesse sentido, podemos pensar que no antigo testamento, não temos grandes homens, mas homens com grande graça e então o antigo testamento, torna-se uma grande fonte de encorajamento, pois se Deus fez isso, pode fazer conosco. Um destes homens é Moises, exposto no relato bíblico.
No texto em questão, temos uma pergunta de Deus para Moises, antes de sua partida para a libertação do seu próprio povo (Hebreus). Sabemos que Moises viveu como egípcio por 40 anos e por mais 40 anos viveu pastoreando rebanhos (Êxodo 3.1) e sabemos que os pastores na época José, eram desprezados pelos egípcios, lemos isso em Gênesis 46.34, possivelmente também na época de Moises, pois o povo continua a viver separado.
Que é isso em sua mão? Uma vara.
As vezes somos levados a pensar que tratava-se de uma vara mágica, mas isso os magos egípcios também tinham. Precisamos entender, que a vara de “Moises”, era na verdade ferramenta de trabalho - trabalho que não era bem visto pelos egípcios. Usada de um lado, tem a função de apascentar e usada de outro, de restagar, socorrer. Dizem que as ovelhas no pastoreio reconhecem seu pastor, através do odor impregnado na vara. Não podemos deixar de citar João 10 onde Jesus diz: “Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem."
A intenção desse esboço é justamente pensar na função exercida por Moises, sua profissão, nada de grande valor na época. Sou bacharel em design e posso ser levado a pensar que só faço meu serviço ao reino de Deus, quando faço algo para uma igreja ou algum projeto voltado para o meio cristão. Penso também nos cristão que trabalham na manutenção dos templos, com suas ferramentas, eles também podem ser levados a pensar nessa mesma linha. O irmão José com seu martelo. Irmão Renato com seu pincel. Irmão Luis com seu serrote.
Fica a pergunta, será que somente nesses momentos entendemos que Deus está fazendo essa pergunta? O que vocês tem na mão?
Quando pensamos que sim, somos condicionados a entender que só neste trabalho fazemos para a glória de Deus. Minha sugestão é que não. Tudo que fizemos, fazemos para a glória de Deus, alguns serviços sim, nas comunidades, mas a grande maioria, no dia-a-dia. Nesse caso, avançamos no texto e lermos Êxodo 4.17 “E leve na mão esta vara; com ela você fará os sinais miraculosos.”.
Levem na mão sua ferramenta. Apascenta as minha as minhas ovelhas. Levem na mão os seus martelos. Levem na mão os seus serrotes. Paulo, deixa isso bem evidente em 1 Coríntio 10.31 “Quer comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” E alguém já disse “pregue o evangelho o tempo todo, algumas vezes utilize palavra”.
Para finalizar Êxodo 4.20 “...Então Moisés levou sua mulher e seus filhos montados num jumento e partiu de volta ao Egito. Levava na mão a vara de Deus.”
Moises o que tem na sua mão? Uma vara. Moises partiu, levava na mão a vara de Deus.
Não era mais a vara de Moises, pela graça, era a vara de Deus. Uma grande graça estava na vida de Moises. Pode ser que Deus pergunte para alguns ao lerem esse esboço.
O que tem na sua mão?
Graça e paz de Cristo Jesus
Maurício Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário